INEP divulga gabarito do ENEM 2016

      Nenhum comentário em INEP divulga gabarito do ENEM 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio , conhecido pela sigla ENEM , já teve seu gabarito divulgado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet.

O exame, que é alvo de muitas críticas e polêmicas, foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro desse ano, acontecendo conforme programado pelo Ministério da Educação.

A edição deste ano é a porta de entrada de 48 universidades federais espalhadas pelo país, sendo que o estudante deve realizar sua inscrição para os cursos ofertados após a liberação da nota individual dos participantes, utilizando o SiSU.

Apenas 15 universidades federais não utilizam a nota do ENEM como única opção para inscrição em seus cursos de graduação.

A redação da prova desse ano foi uma das questões mais comentadas, já que diversas redações de edições anteriores, que tiverem notas que não correspondiam com o texto, caíram na internet, questionando o critério de avaliação dessa parte do exame.

Para este ano, o tema foi publicidade infantil em questão no Brasil. Como critério de avaliação, serão levados em conta 5 critérios:

– Domínio da norma culta da língua escrita;

– Capacidade de leitura;

– Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista;

– Coesão;

– Proposta de intervenção social.

Como resposta às críticas na correção da redação, o INEP definiu situações que podem zerar a nota dessa parte da prova, como fuga do tema, texto com menos de sete linhas, montagem de um tipo de redação que não seja dissertação, presença de desenhos ou deboches e desrespeito aos direitos humanos.

Confira abaixo os links para os gabaritos; escolha de acordo com a cor do caderno de questões de cada dia.

1º dia – sábado – Ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias:

  • Caderno 1 – Azul
  • Caderno 2 – Amarelo
  • Caderno 3 – Branco
  • Caderno 4 – Rosa

2º dia – domingo – Linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias:

  • Caderno 5 – Amarelo
  • Caderno 6 – Cinza
  • Caderno 7 – Azul
  • Caderno 8 – Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *