DICAS PARA OBTER NOTAS ALTAS NA REDAÇÃO DO ENEM

Veja algumas dicas para você alcançar notas altas na redação, necessárias para qualquer pessoa que queira participar de vestibulares mais concorridos. Lembrando, é claro, que seguindo o caminho que exponho a seguir, consegui tirar 930,00 na redaçãodoEnem, nota que me ajudou a conquistar 4 faculdades federais de Medicina há alguns anos.

1.       Use dados dos textos motivadores:

É bom mostrar para o corretor que você leu e acompanhou os textos motivadores da redação. NUNCA, jamais copie trechos dos textos motivadores. Porém, é sempre bom citar dados (valores numéricos) presentes nos textos ou ainda citar uma frase que foi dita por alguém no texto. Por exemplo: Joaquim Barbosa, ministro do STF disse: “blá, blá, blá…” lembrando sempre de colocar entre aspas a citação.

2.       Não use gírias nem expressões populares, muito menos regionalismos:

Eu acreditava que isso era senso comum. Depois de ler alguns textos descobri que não é nenhum pouco senso comum. O uso dessas expressões penaliza seu texto gramaticalmente, pode ser pouco, mas para quem quer um vestibular concorrido cada ponto conta. Algumas expressões regionais ainda têm o problema de poderem ser completamente desconhecidas para alguns corretores, o que certamente atrapalhará a compreensão do seu texto de uma maneira geral.

3.       Olhe a prova antes:

Muitas vezes o tema da redação está presente em algumas questões da prova. Questões essas que podem auxiliar você a produzir um texto melhor, com dados mais interessantes e com uma visão amplificada sobre o tema.

4.       Use as matérias na discussão do tema:

Fazer uma citação usando autores literários, filósofos, sociólogos ou mesmo aplicando conceitos aprendidos em física ou matemática é sempre uma boa forma de mostrar preparo e conhecimento para o corretor.

Essas foram algumas dicas importantes que vão garantir a vocês sucesso na elaboração de uma redação para o ENEM. Lembrando que elas servem única e exclusivamente para esse exame. Para outros exames e vestibulares você deve ignorar isso tudo e seguir um caminho completamente diferente que será exposto em outro artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *