DICAS PARA O ENEM – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

      Nenhum comentário em DICAS PARA O ENEM – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DICAS PARA O ENEM – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) geralmente cobra Ciências Biológicas em assuntos do dia a dia. O professor Leandro Neves, afirma que os temas mais cobrados nos últimos anos têm sido ecologia, vindo em seguida as partes de: evolução, fisiologia humana e genética.

O educador explica que é, também, essencial que os participantes façam a leitura atenta da questão, principalmente do parágrafo antecedente, pois há chances de conter dicas para a resolução. Cabe lembrar que, o treino intenso de gráficos e tabelas é fundamental para resolver boa parte dos exercícios.

Na parte de ecologia, sempre são cobrados temas atuais, e por isso, o aluno precisa ter cuidado com uso da água, geração de energia, sustentabilidade, desmatamento, poluição, destino do lixo e aquecimento global.

E não para por aí, ele precisa ter noções de fluxo de energia, relações ecológicas, sucessão ecológica, teia e cadeia alimentar, bem como dos ciclos biogeoquímicos.

Na parte de evolução é fundamental dar prioridade as teorias de Lamarck e nos mecanismos de formação das espécies. Ressalte-se que o candidato precisa dar uma lida nos mecanismos industriais.

Em fisiologia o educando deve priorizar o funcionamento do corpo frente aos exercícios físicos, com uma alimentação balanceada diante das mudanças climáticas.

O participante pode encontrar exercícios sobre patologias. Portanto, estude vírus e bactérias, bem como suas características de prevenção e combate. É provável que apareçam questões sobre os ciclos de vida do parasita e as profilaxias. Nesse próximo exame é bem cabível que o exame cobre alguma questão sobre a dengue, a qual bateu recordes em várias regiões brasileiras este ano.

Em genética e biotecnologia, o estudante precisa conhecer as Leis de Mendel, principalmente quando fala da definição de genótipos e fenótipos e nos cálculos de probabilidade. Na parte de biotecnologia, o candidato precisa conhecer as técnicas do DNA recombinante, terapia gênica, transgênicos, clonagem, e suas implicações éticas.

Bons estudos e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *